top of page

Entenda sobre: Inflação

  • Pietro
  • 1 de out. de 2016
  • 3 min de leitura

Ah, inflação...

É um movimento de preços natural dentro de uma economia. Todos os países do mundo, desenvolvidos ou em desenvolvimento, apresentam este fenômeno. Não temos como fugir dele! Mas pode até ser considerado saudável, sabia? A inflação está vinculado com a geração de riqueza. É claro que como tudo nesta vida "em excesso faz mal". A inflação não é diferente! As gerações dos anos 70, 80 e 90 do Brasil que o digam, afinal, elas passaram por grandes períodos de privação de diversos bens e serviços por conta de inflações galopantes. Foram tempos difíceis e para alguns inesquecivelmente dolorosos. Agora, o Brasil se vê ameaçado novamente por esta palavra...

Acreditem, há o que temer! (Opa, juro que foi sem querer essa...) Ela é tão poderosa que é capaz de derrubar governos, lançar países na miséria e desespero e levantar ondas de extremismo. A Alemanha de 1930 é um exemplo disso! Hitler só conseguiu se lançar como chanceler da Alemanha e liderar o III Reich por conta do desespero da sociedade alemã com a inflação somada a humilhação pela derrota na 1º Guerra Mundial.


Ao contrário do que muitos podem pensar, a inflação não é restrita ao sistema capitalista!

Por mais que o socialismo da antiga União Soviética (URSS) utilizasse da coordenação da produção pelo Estado ao invés da coordenação de produção pelo mercado, ele ainda foi suscetível a inflação. Como? Na URSS, o Estado estabelecia os preços. Era ele quem ditava o preço e a quantidade produzida de TUDO. Se considerarmos que o preço no capitalismo é um reflexo da facilidade em explorar algo (o quão disponível e acessível ele está), quando o Estado toma as rédeas da coordenação ele não consegue administrar a escassez, porque ele estabelece um preço único para todo o seu território. Ora, olhem o mapa a seguir. A Rússia (11) já é grande... e pra ajudar somamos mais alguns países periféricos como o Cazaquistão(6), Ucrânia(14), Bielorússia (3) e tantos outros.

Como coordenar isso tudo sob um governo central? Extremamente difícil. Para governar temos que conhecer nossos domínios e os recursos naturais dispostos dentro deles. Moscou não conseguiu administrar todo este território pois ignorou as especificidades de cada faixa de terra, generalizando um preço para cada bem/serviço.

Administrar preços causa uma ilusão: a da fartura. O preço no livre mercado capta quando um bem está escasso e se manifesta aumentando incessantemente. Pensem: Por que diamantes valem tanto? Porque são terrivelmente difíceis de se achar, ou seja, são escassos! O Estado soviético estava interessado em atender as necessidades da sociedade e não em identificar escassez, logo, eles mantinham preços invariáveis. Para vocês terem uma ideia, a região da URSS era conhecida por deter inúmeras e vastas reservas de gás natural. Ao fim de seu regime, boa parte destas reservas já haviam sido exploradas por completo. (Ah, e por favor! Não estou entrando no mérito de discutir se socialismo é melhor que capitalismo, ou seu inverso. Estamos interessados em discutir inflação). Gás natural é usado para gerar energia, certo? Se todos os bens e serviços precisam de energia, qual é a implicação de uma escassez de gás natural para uma economia dependente dela? Crise. Esse foi um dos motivos para URSS acabar em 1991, a inflação que veio depois que as autoridades constataram que não tinham mais tantas reservas quanto antes.

A inflação vai existir até que encontremos outra forma de identificar e trabalhar com escassez de recursos. Até lá, se acostumem a níveis baixos de inflação em suas vidas.


 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page