DICIONÁRIO ECONÔMICO - Balança comercial
- Grupo EducAÇÃO
- 28 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Você já ouviu falar em balança comercial? É bem provável que sim. Esse é um assunto bastante comum em Economia quando tratamos das contas nacionais. A balança comercial nada mais é do que a conta que indica a diferença entre as exportações e as importações de um país. Caso ela indique um valor negativo, isso significa que o país está importando mais do que exportando, logo, se ela apresentar um valor positivo, o volume de mercadorias exportadas será maior do que o volume de mercadorias importadas.
De forma geral, é vantajoso para os países manterem superávit comercial, ou seja, terem o saldo da balança comercial positivo, pois, dessa maneira, entram mais recursos no país do que saem. Mas o quanto é importado ou exportado por um país depende de vários fatores, por exemplo:
Custos logísticos: quanto custa transportar uma mercadoria de um país para outro? Sabe quando você deseja comprar um produto pela internet mas o frete é tão alto que acaba compensando comprar o produto na loja? Com os países também é mais ou menos assim. Se o valor do transporte de uma mercadoria for muito alto, a importação se torna desinteressante.
Acordos de comércio: para evitar custos logísticos altos, tarifas elevadas, impostos excessivos que comprometam o negócio, os países tendem a realizar acordos comerciais bilaterais de modo que a troca de mercadorias entre eles seja facilitada.
A preferência dos consumidores: experimente vender um trenó no sertão de Pernambuco. Se o produto não satisfizer os interesses dos consumidores de determinada localidade, nem suprir as necessidades deles, simplesmente não haverá sentido em manter esse tipo de comércio. Não se exporta um bem a um país que não se interessa por comprá-lo.
Custos de produção interna: Alguns países não tem estrutura de produção suficiente para produzir determinados bens. A implantação ou melhoramento da estrutura produtiva pode não ser interessante dados os custos e os interesses do governo vigente, assim, esses países acabam recorrendo às importações. Naturalmente, um país que não investe em melhorar sua capacidade produtiva acaba muito dependente do setor externo.
Comments