top of page

DICIONÁRIO ECONÔMICO - Agentes Econômicos

  • Foto do escritor: Grupo EducAÇÃO
    Grupo EducAÇÃO
  • 21 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Você já ouviu falar sobre agentes econômicos? "Agentes econômicos" é como chamamos os integrantes do sistema econômico. Eles são os responsáveis por fazer toda a dinâmica econômica funcionar por meio da compra e da venda de bens e serviços. São quatro: os indivíduos (ou famílias), as empresas, o governo e o setor externo (os outros países).

Os indivíduos obtém renda por meio da venda dos seus fatores de produção para os demais agentes econômicos. Em outras palavras, o dinheiro que nós recebemos é fruto da venda do nosso trabalho, do aluguel de terras, de imóveis, e maquinário ou mesmo das remunerações provenientes de aplicações financeiras, por exemplo. A isso damos o nome de "fatores de produção". Com o dinheiro recebido com a venda dos seus fatores de produção, os indivíduos consomem os bens e serviços que são oferecidos pelas empresas ou pelo setor externo e também pagam impostos ao governo.

As empresas, por sua vez, transformam os fatores de produção vendidos pelos indivíduos, em bens e serviços finais. Assim, o produto final oferecido por uma empresa pode ser um carro, um celular, uma geladeira ou mesmo um serviço de venda de passagens aéreas, atendimento médico ou assistência técnica. As receitas que a empresa obtém por meio da venda desses produtos aos demais agentes econômicos são gastas no pagamento dos fatores de produção, ou seja, a empresa gasta com o salário dos funcionários, com o aluguel de equipamentos, máquinas e terrenos e os lucros obtidos por ela em parte são repassados como remuneração aos acionistas e sócios e em parte são reinvestidos. Do mesmo modo que os indivíduos, as empresas também pagam impostos ao governo.

O governo adquire tanto os serviços de fatores oferecidos pelos indivíduos quanto aqueles oferecidos pelas empresas, ou seja, ele faz uso da mão de obra, dos alugueis, dos bens produzidos, dos serviços em geral e, por meio deles, retorna outros bens para a sociedade como a construção de estradas, de escolas, a prestação de serviços de segurança, de saúde pública, etc. Para financiar suas despesas, o governo faz uso dos impostos arrecadados e também da emissão de moeda.

O setor externo, por sua vez, engloba os indivíduos, as empresas e os governos dos outros países do mundo, sendo assim, ele atua da mesma forma como os outros agentes econômicos que apresentamos. O setor externo adquire e vende produtos para nós, realiza investimentos, transfere recursos, faz doações, contrata indivíduos e empresas do nosso país do mesmo modo como o Brasil contrata indivíduos e empresas estrangeiras.

Entender o que são agentes econômicos é fundamental para compreender o funcionamento de todo o sistema econômico. Quer saber mais sobre Economia? Fique ligado nos próximos posts !


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page